Por Thiago Porto
O Rio de Janeiro se prepara para receber entre os dias 16 e 24 de julho o maior evento militar esportivo já realizado em nosso país. A 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares reunirá mais de 8 mil participantes em 20 modalidades diferentes. A delegação brasileira terá 268 atletas e vai representar o país em modalidades tradicionais, como Futebol, Atletismo, Natação, e o Vôlei de Praia, inédito nos Jogos Militares e modalidades específicas da competição, como Orientação, Paraquedismo e os Pentatlos Naval, Militar e Aeronáutico. O Brasil disputou com a Turquia o direito de sediar os jogos. No julgamento final, a infraestrutura esportiva já estabelecida no Rio para os Jogos Pan-Americanos, a experiência na realização de grandes eventos e o apoio demonstrado pelas autoridades locais ao projeto foram decisivos para a vitória do país.
Os atletas serão alojados em três Vilas Militares, que estão sendo construídas em terrenos da Marinha, Exército e Aeronáutica: a Vila Branca, no bairro de Campo Grande, a Vila Verde, em Deodoro, e a Vila Azul, no Campo dos Afonsos. As instalações têm capacidade para receber até 8.332 atletas, integrantes de comissões técnicas e Oficiais dos 110 países aguardados para os Jogos da Paz. Após o término das competições os apartamentos serão destinados à moradia de Oficiais e Praças das três Forças Armadas.
O evento dos Jogos Mundiais Militares foi criado pelo CISM – Conselho Internacional do Esporte Militar (da sigla em francês para Conseil International du Sport Militaire) e acontece a cada quatro anos, sempre no ano anterior à realização dos Jogos Olímpicos. Até hoje, foram organizadas quatro edições do evento. A primeira delas aconteceu em Roma, em 1995. As outras cidades anfitriãs foram Zagreb, na Croácia (1999), Catania, na Itália (2003) e Hyderabad, na Índia (2007).
A população brasileira parece ter abraçado o evento. Houve uma votação pela internet para decidir o nome do Mascote da competição. E, com aproximadamente 41 mil votos e mais de 50% da preferência popular, o nome escolhido foi Arion, que, em grego, significa “O que tem energia”. As outras opções eram Turi e Super Pax.
Arion, que foi desenhado pelo cartunista Maurício de Sousa, é um menino que se transforma eu um Super Atleta Militar Futurista, usando o símbolo mágico da pomba branca, que representa a paz nos Jogos. Arion ainda tem a companhia da Tropa da Paz que representa as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Forças Auxiliares (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar).
Alguns atletas consagrados entraram para as Forças Armadas e fazem parte da delegação que vai lutar por medalhas para o Brasil. É o caso do Sargento Anderson Rodrigues - campeão Olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei - do Marinheiro Naval, Jadel Gregório - medalhista de ouro do Salto Triplo no Pan 2007 - a Sargento Carla Moreno, medalhista de prata do Triatlo no Pan de Winnipeg, em 1999, entre outros.
A equipe do Panela Cultural fica na torcida pelos guerreiros do Esporte. Avante, Brasil!
Confira mais informações em: http://www.rio2011.mil.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado aí!