terça-feira, 21 de junho de 2011

Rio recebe os Jogos Mundiais Militares


Por Thiago Porto
 O Rio de Janeiro se prepara para receber entre os dias 16 e 24 de julho o maior evento militar esportivo já realizado em nosso país. A 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares reunirá mais de 8 mil participantes em 20 modalidades diferentes.  A delegação brasileira terá 268 atletas e vai representar o país em modalidades tradicionais, como Futebol, Atletismo, Natação, e o Vôlei de Praia, inédito nos Jogos Militares e modalidades específicas da competição, como Orientação, Paraquedismo e os Pentatlos Naval, Militar e Aeronáutico. O ­Brasil disputou com a Turquia o direito de sediar os jogos. No julgamento final, a infraestrutura esportiva já estabelecida no Rio para os Jogos Pan-Americanos, a experiência na realização de grandes eventos e o apoio demonstrado pelas autoridades locais ao projeto foram decisivos para a vitória do país.
 Os atletas serão alojados em três Vilas Militares, que estão sendo construídas em terrenos da Marinha, Exército e Aeronáutica: a Vila Branca, no bairro de Campo Grande, a Vila Verde, em Deodoro, e a Vila Azul, no Campo dos Afonsos. As instalações têm capacidade para receber até 8.332 atletas, integrantes de comissões técnicas e Oficiais dos 110 países aguardados para os Jogos da Paz. Após o término das competições os apartamentos serão destinados à moradia de Oficiais e Praças das três Forças Armadas.
 O evento dos Jogos Mundiais Militares foi  criado pelo CISM – Conselho Internacional do Esporte Militar (da sigla em francês para Conseil International du Sport Militaire) e acontece a cada quatro anos, sempre no ano anterior à realização dos Jogos Olímpicos. Até hoje, foram organizadas quatro edições do evento. A primeira delas aconteceu em Roma, em 1995. As outras cidades anfitriãs foram Zagreb, na Croácia (1999), Catania, na Itália (2003) e Hyderabad, na Índia (2007).
 A população brasileira parece ter abraçado o evento. Houve uma votação pela internet para decidir o nome do Mascote da competição. E, com aproximadamente 41 mil votos e mais de 50% da preferência popular, o nome escolhido foi Arion, que, em grego, significa “O que tem energia”. As outras opções eram Turi e Super Pax.
Arion, que foi desenhado pelo cartunista Maurício de Sousa, é um menino que se transforma eu um Super Atleta Militar Futurista, usando o símbolo mágico da pomba branca, que representa a paz nos Jogos. Arion ainda tem a companhia da Tropa da Paz que representa as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Forças Auxiliares (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar).
 Alguns atletas consagrados entraram para as Forças Armadas e fazem parte da delegação que vai lutar por medalhas para o Brasil. É o caso do Sargento Anderson Rodrigues - campeão Olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei - do Marinheiro Naval, Jadel Gregório - medalhista de ouro do Salto Triplo no Pan 2007 - a Sargento Carla Moreno, medalhista de prata do Triatlo no Pan de Winnipeg, em 1999, entre outros.
  A equipe do Panela Cultural fica na torcida pelos guerreiros do Esporte. Avante, Brasil!
 Confira mais informações em: http://www.rio2011.mil.br/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aí!

PARTICIPE!

Está com alguma peça em cartaz? Lançando livro, filmes? Realizando algum show? Algum evento cultural? Você pode divulgar enviando release com fotos que nós publicaremos na editoria compatível.

E fale mais...Que tipo de matéria você gostaria de ler na A PANELA CULTURAL?

panelacultural@gmail.com